4 de jul de 2013

Criando questões no Moodle

Olá pessoal vamos continuar o tema do ultimo post, aprendendo a criar questões dentro do módulo questionário. Primeiro gostaria de explicar a funcionalidade dos tipos mais usados de questões, segue abaixo:
Múltipla Escolha: Este tipo de questão serve para o aluno escolher várias ou uma resposta correta.
Resposta Breve: Neste tipo o aluno deverá digitar uma palavra como resposta.
Verdadeiro ou Falso: O Aluno deverá escolher sobre a pergunta proposta, se a resposta é verdadeira ou falsa.

Questão de Associação:
 Em uma quantidade de perguntas e respostas o aluno ira associar à resposta a pergunta correta.
Descrição: O aluno deverá colocar um texto descritivo para responder a este tipo de questão.
Agora começamos o passo a passo para a criação de nossas questões:
1)    Clique sobre questionário, se você não tem ou não sabe como criar um questionário veja o ultimo post que irá te ajudar. Após clicar iremos ver a seguinte tela:
2)    Você pode observar na figura acima aonde esta escrito “Criar nova pergunta” ao clicar na seta ao lado da palavra “Escolher” irá aparecer todos os tipos de pergunta que o questionário comporta como segue a figura abaixo:

3)    Vamos escolher o  tipo de Múltipla escolha, fazendo isso o Moodle irá abrir uma nova tela  que iremos conhecer por partes.
4)    Categoria: O Moodle traz por padrão uma categoria com o nome do seu curso, se você preferir poderá criar novas categorias clicando em “Categorias” na tela ilustrada pela figura do item um.
        Nome da Pergunta: Aqui devemos colocar um nome breve para a pergunta.
        Texto da Pergunta: É aqui que colocamos a pergunta que o aluno deverá responder.
5)    Uma ou múltiplas respostas: Aqui que iremos escolher se esta questões terá uma ou várias respostas corretas.
       Misturar as opções: Se você setar esta opção como “Sim”, então a ordem das respostas será misturada aleatoriamente toda vez que um estudante iniciar uma tentativa no questionário contendo esta pergunta – contanto que “Misturar entre as questões” na configuração do Questionário esteja como “Sim”.
       Numerar as escolhas: É o tipo de numeração que você deseja para as respostas, também pode deixar sem nenhum tipo delas.
6)    Agora vamos criar as respostas, o questionário vem por padrão com 5 campos de respostas que são chamados de “Escolha”, caso necessite de mais campos basta clicar no botão “Espaços em branco para 3 mais questões”. Como podemos ver abaixo já coloquei logo a “Escolha 1” como questão correta, por isso o campo nota esta com 100%, se tivesse mais questões corretas basta colocar a porcentagem dividida para cada resposta.
7)    Após colocar todas as respostas clique no botão “Salvar Mudanças”. Assim você pode repetir os passos acima e criar todo o seu banco de questões e para adicioná-las ao seu questionário é só selecionar a questão e clicar no botão “Acrescentar ao questionário” como segue a figura abaixo:
8)    Para você ver como ficou o questionário depois de pronto basta clicar noa aba “Vsualização prévia ” como segue abaixo:
Se você quiser ver este questionário funcionando faça o seu cadastro clicandoaqui.
Obrigada :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário