4 de jul de 2013

Criando um Questionário no Moodle

Essa atividade é muita usada para criar avaliações para seus cursos, hoje vou mostrar passo a passo como criar uma avaliação com questões de tipos diferentes.
Para criar esta atividade você deverá ter um curso criado e estar logado com um dos seguintes perfis: Administrador, Tutor ou Autor de Curso.
Seguem os passos:
1)    Clicar no botão ativar edição como segue a figura:
2)    Clicar no Menu “Acrescentar atividade” e selecionar a opção“Questionário”.
3)    Primeiro colocamos um Nome e uma Introdução para esse questionário como segue imagem:
4)    Abrir e Encerrar o questionário: Aqui configuramos as datas para Abrir e Encerrar um questionário, para habilitar essas opções clique na opção Desabilitar e escolha as datas.   
Limite de tempo: Se o seu questionário terá limites de tempo, ativando este campo basta colocar a quantidade de minutos que o seu aluno terá para respondê-lo.
Intervalo entre a primeira e a segunda tentativa: Se o seu questionário terá mais de uma tentativa é neste campo que você deverá colocar um tempo para o aluno esperar para realizar a segunda.
Intervalo entre a segunda e outras tentativas: Se o seu questionário terá mais de duas tentativas é neste campo que você deverá colocar um tempo para o aluno esperar para realizar a terceira e as próximas.
5)  Questões por página: Aqui definimos a quantidade de questões que teremos por páginas, se a opção estiver como“Ilimitado”  apareceram todas na mesma página, se você tiver muitas questões essa opção pode dificultar a visualização por parte dos alunos.
Misturar as perguntas: Essa opção muda a ordem de apresentação das perguntas. 
Misturar entre as questões: Essa opção muda a disposição das respostas, utilizada para questões de Múltipla Escolha e Associação.
  
6)    Tentativas permitidas: É neste campo que definimos quantas tentativas o aluno poderá fazer a mesma avaliação.
Cada tentativa se baseia na última: Se for escolhido no campo acima mais de uma tentativa, escolhendo aqui a opção “Sim”, cada vez que o aluno começar uma nova tentativa ele verá as questões igual a da primeira. Isso permite que o questionário seja completado após várias tentativas.
Modo Adaptativo: Deixando essa opção marcada como “Sim” o aluno poderá responder uma questão por vez através de um botão enviar que aparecer ao lado de cada questão.
7)    Método de Avaliação: Quando são permitidas diversas tentativas temos que pensar nos modos de avaliação da nota final, esses modos são:
Nota mais alta: A nota final é a nota mais alta obtida nas diversas tentativas.
Média dos resultados: A nota final é a média entre as notas de todas as tentativas.
Primeira nota: Apenas os resultados da primeira tentativa são considerados.
Última nota: Apenas o resultado da última tentativa é considerado..
Aplicar penalidades: Aqui podemos decidir se haverá penalidade entre uma tentativa ou outra o valor da penalidade será definido na criação da questão.
Números decimais nas notas: Número de casas decimais que será mostrado na apresentação da nota após cada tentativa.
8)    Opções de revisão: Estas opções controlam quais informações os usuários podem ver quando eles revisam uma tentativa de resposta do questionário ou verifica os relatórios do questionário.
Imediatamente após a tentativa: Significa dentro de dois minutos após a tentativa ser encerrada pelo usuário clicando ‘Enviar tudo e terminar’.
Mais tarde enquanto o questionário ainda está aberto: Significa depois deste momento, e antes da data de fechamento do questionário.
Depois do fechamento do questionário: Significa após a data de fechamento do questionário ter passado. Se o questionário não tiver uma data de fechamento este evento nunca ocorrerá.
   
9)    Feedback geral: é um texto mostrado para o estudante depois que ele terminou uma tentativa. O texto que é mostrado pode depender da nota que o estudante obteve.
10)    Após fazer todas as configurações devemos salvá-las.
Como podem ver esse post ficou muito grande então colocarei a criação das questões na parte 2 deste assunto. Se você quizer ver vários fóruns funcionando basta fazer o seu cadastro Aqui.
Obrigada :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário