Pular para o conteúdo principal

Designando Funções dentro do Curso

Olá espero que tenham gostado da primeira aula sobre criação de cursos, hoje vou dar continuidade a este tema iniciando por Designar Funções dentro do curso.
Figura 1: Designar Funções
Vocês podem ver que nesta tela acima aparecem os tipos de Funções que já aprendemos a configurar no tópico do Blog com o nome “Tipos de Funções no Moodle”, para colocar, por exemplo, um Tutor clique em cima dessa função que teremos a tela abaixo:
Figura 2: Definindo Função de Tutor
Perceba que a caixa do lado direito traz quantos usuários temos disponíveis na plataforma para transformá-los em tutores, para fazer isso basta clicar em cima do nome do usuário e clicar no botão “Acrescentar”. A mesma coisa pode fazer com os Estudantes, basta alterar a função no campo abaixo:
Figura 3: Mudando Função
Você pode também voltar para ver todas as funções clicando no botão “Designar funções em Curso: Curso” que aparecerá a tela representada na Figura 1.
Se tiver muitos usuários para escolher você pode usar a busca representada no campo abaixo:
Figura 4: Buscando usuários
Para usá-la basta escrever o nome do usuário e clicar no botão “Buscar”, depois clique em cima  do nome dele na caixa do lado direito e clique no botão “Acrescentar” e se por acaso você colocar um usuário indevidamente em alguma função basta selecioná-lo e clique no botão “Remover”.
Como vimos é bem fácil designar função dentro do curso, essa foi uma maneira manual de coloca-los dentro do curso, se você deseja conhecer as outras maneiras como via banco de dados externo ou via planilha do Excel poste no nosso fórum, que é bem fácil de fazer o cadastro é só seguir o que diz o nosso tópico “Aprendendo e Discutindo” espero por vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Utilização de Coortes

Uma solução muito boa para organização dos usuários de seu curso é a função de grupos, agrupamentos e coortes. Cada um será útil dependendo da organização que você precisar. A diferença básica entre eles, está na abrangência de cada um: grupos estão a nível de curso, agrupamentos são conjuntos de cursos, e coortes estão a nível de sistema (qualquer usuário pode ser adicionado ao coorte). Hoje, ensinaremos como criar e sincronizar coortes. Para começar, vá em Administração do Site / Usuários / Contas / Coortes. Nessa página, você verá os coortes, caso tenha algum. Para criar um novo coorte, clique em “Acrescentar”. No formulário que abrir, preencha com o Nome, ID, Contexto (Curso/Categoria/Sistema) e Descrição, e em seguida clique em “Salvar mudanças”.  Novamente na lista de Coortes, você verá agora o novo Coorte que acabou de criar. Para adicionar usuários à esse Coorte, clique no ícone indicado na imagem abaixo: Nessa página, utilize a barra de r

Importação de questões múltipla escolha

O método de importação de questões que será apresentado a seguir é funcional apenas para questões de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta. O formato que utilizaremos é chamado Aiken, e as suas vantagens são a facilidade de uso e rapidez na criação de perguntas. Para começar, crie um arquivo .txt no bloco de notas ou seu editor preferido. A sintaxe utilizada requer que a pergunta seja escrita toda em uma única linha (quebra automática de linha não interfere). Também deve ser retirado o número da questão, se houver. Certo Errado No final da pergunta, passe para a próxima linha e insira as alternativas, uma por linha, antecedidas por A), B), C)... (todas maiúsculas) e com um espaço entre o parênteses e a alternativa. Após esse passo, em outra linha, digite "ANSWER:" e a alternativa correta. Não se esqueça que também há espaçamento entre os dois pontos e a letra da alternativa, como no exemplo abaixo: Após isso, salve num lugar de pr

Moodle 2.5 - Emblemas

Os emblemas são uma das adições do Moodle versão 2.5, e são utilizadas para premiar o usuário por completar uma meta, como uma atividade, por exemplo. Eles podem estar a nível de sistema (Emblemas do Site, relacionados à finalização de um conjunto de cursos), ou a nível de curso (Emblemas do Curso, relacionados à realização de atividades ou finalização do curso). Emblemas a nível de curso Emblemas a nível de sistema Para criar um emblema, clique em "Adicionar um novo emblema". Nesse passo a passo criaremos um emblema a nível de curso, mas o procedimento é o mesmo para emblemas a nível de sistema. Nessa página, preencha o formulário com as informações do emblema e uma imagem. Em seguida, clique em "Criar emblema". Agora você poderá ver as informações básicas do emblema, na lista de emblemas. No entanto, ele ainda não possui critérios de aquisição e logo não está visível para os usuários.Para adicionar um critério, clique no botão indicado a