Pular para o conteúdo principal

O que configurar após instalar o meu moodle?

Hoje inicio uma série de explicações sobre o que devemos nos preocupar após realizar a instalação do Moodle. Vamos começar pela Autenticação dos usuários.
Quando realizamos o login de um usuário no Moodle, ele usa um método de autenticação que deve ser configurado após a instalação. Vou mostrar aqui os métodos mais utilizados, mas, se você precisar configurar outro tipo de autenticação, poste a sua dúvida com um comentário.
Devemos realizar o login como Administrador do Moodle, pois esse é o usuário que terá permissão para realizar todas as configurações do sistema. Só para lembrar, o usuário administrador é aquele que foi escolhido após o término da instalação.
Após fazer o login, você verá um bloco com o nome de Administração. Nesse bloco vamos seguir o caminho mostrado na imagem abaixo:
Após clicar em “Gerenciar Autenticação” veremos uma tela com vários tipos se autenticação como vemos na imagem:
Por padrão o Moodle vem com as opções Contas Manuais e Nenhum Login já previamente configuradas. Esses métodos têm o seguinte significado:
Contas manuais: Esse método impede que os usuários façam o seu próprio cadastro, obrigando o administrador a cadastrá-los manualmente.
Nenhum login: Esse método impossibilita o usuário de logar no seu sistema.
Um dos métodos de autenticação mais usados é a Autenticação via correio eletrônico. Nesse método, após o usuário fazer a sua inscrição no Moodle, um e-mail é enviado para que ele autentique sua conta clicando em um link que fará a confirmação automaticamente. Para fazer a habilitação do cadastramento dos usuários devemos habilitar o autoregistro dos usuários como no exemplo abaixo:
Fazendo essa habilitação deverá aparecer o seguinte botão na sua tela de login .
Ao clicar nesse botão, o usuário irá fazer o seu cadastro e, em seguida, receberá um e-mail para fazer a confirmação dos seus dados.
Outro método usado é o Use um banco de dados externo, que permite que o Moodle busque esses usuários em outra base de dados que pode ser, por exemplo, um sistema acadêmico usado em sua instituição.
Se você irá usar esse Moodle internamente em sua instituição, você poderá fazer a autenticação Use um servidor LDAP, na qual os usuários poderão se logar com o mesmo usuário da rede local.
Existem métodos de autenticação que podem ser adicionados ao seu Moodle:
* métodos úteis como WebService; e
* métodos curiosos como se autenticar usando a conta do gmail.
Concluindo, a decisão da autenticação a ser utilizada tem de ser bem definida no início para que seus usuários sejam configurados corretamente em seu Moodle.

Comentários

  1. Olá,

    Estou iniciando meus estudos sobre a plataforma Moodle. Pretendo criar minha página para gerenciar alguns cursos e ensino complementares. Já instalei o Moodle no meu servidor local e fiz algumas configurações. Agora estou com dificuldades para colocar a página ( no meu servidor local) para rodar na web.

    Alguém pode me ajudar ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Utilização de Coortes

Uma solução muito boa para organização dos usuários de seu curso é a função de grupos, agrupamentos e coortes. Cada um será útil dependendo da organização que você precisar. A diferença básica entre eles, está na abrangência de cada um: grupos estão a nível de curso, agrupamentos são conjuntos de cursos, e coortes estão a nível de sistema (qualquer usuário pode ser adicionado ao coorte). Hoje, ensinaremos como criar e sincronizar coortes. Para começar, vá em Administração do Site / Usuários / Contas / Coortes. Nessa página, você verá os coortes, caso tenha algum. Para criar um novo coorte, clique em “Acrescentar”. No formulário que abrir, preencha com o Nome, ID, Contexto (Curso/Categoria/Sistema) e Descrição, e em seguida clique em “Salvar mudanças”.  Novamente na lista de Coortes, você verá agora o novo Coorte que acabou de criar. Para adicionar usuários à esse Coorte, clique no ícone indicado na imagem abaixo: Nessa página, utilize a barra de r

Importação de questões múltipla escolha

O método de importação de questões que será apresentado a seguir é funcional apenas para questões de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta. O formato que utilizaremos é chamado Aiken, e as suas vantagens são a facilidade de uso e rapidez na criação de perguntas. Para começar, crie um arquivo .txt no bloco de notas ou seu editor preferido. A sintaxe utilizada requer que a pergunta seja escrita toda em uma única linha (quebra automática de linha não interfere). Também deve ser retirado o número da questão, se houver. Certo Errado No final da pergunta, passe para a próxima linha e insira as alternativas, uma por linha, antecedidas por A), B), C)... (todas maiúsculas) e com um espaço entre o parênteses e a alternativa. Após esse passo, em outra linha, digite "ANSWER:" e a alternativa correta. Não se esqueça que também há espaçamento entre os dois pontos e a letra da alternativa, como no exemplo abaixo: Após isso, salve num lugar de pr

Moodle 2.5 - Emblemas

Os emblemas são uma das adições do Moodle versão 2.5, e são utilizadas para premiar o usuário por completar uma meta, como uma atividade, por exemplo. Eles podem estar a nível de sistema (Emblemas do Site, relacionados à finalização de um conjunto de cursos), ou a nível de curso (Emblemas do Curso, relacionados à realização de atividades ou finalização do curso). Emblemas a nível de curso Emblemas a nível de sistema Para criar um emblema, clique em "Adicionar um novo emblema". Nesse passo a passo criaremos um emblema a nível de curso, mas o procedimento é o mesmo para emblemas a nível de sistema. Nessa página, preencha o formulário com as informações do emblema e uma imagem. Em seguida, clique em "Criar emblema". Agora você poderá ver as informações básicas do emblema, na lista de emblemas. No entanto, ele ainda não possui critérios de aquisição e logo não está visível para os usuários.Para adicionar um critério, clique no botão indicado a