Pular para o conteúdo principal

Utilização de Coortes

Uma solução muito boa para organização dos usuários de seu curso é a função de grupos, agrupamentos e coortes. Cada um será útil dependendo da organização que você precisar.
A diferença básica entre eles, está na abrangência de cada um: grupos estão a nível de curso, agrupamentos são conjuntos de cursos, e coortes estão a nível de sistema (qualquer usuário pode ser adicionado ao coorte).
Hoje, ensinaremos como criar e sincronizar coortes. Para começar, vá em Administração do Site / Usuários / Contas / Coortes.


Nessa página, você verá os coortes, caso tenha algum. Para criar um novo coorte, clique em “Acrescentar”.


No formulário que abrir, preencha com o Nome, ID, Contexto (Curso/Categoria/Sistema) e Descrição, e em seguida clique em “Salvar mudanças”. 


Novamente na lista de Coortes, você verá agora o novo Coorte que acabou de criar. Para adicionar usuários à esse Coorte, clique no ícone indicado na imagem abaixo:


Nessa página, utilize a barra de rolagem ou pesquise pelo nome os usuários que quiser adicionar ao Coorte, selecione-os e clique em “Acrescentar”.


Dessa forma, os usuários selecionados serão adicionados ao Coorte.
No entanto, caso queira inserir usuários que possuem um papel em comum dentro de um curso (estudante, professor, moderador...), há uma maneira simples de fazê-lo: utilizando a Sincronização de Coorte.
Dentro do curso que deseja fazer Sincronização de Coorte, vá em Administração do Curso / Usuários / Métodos de Inscrição.


Na página que abrir, vá na caixa de seleção “Adicionar método” e clique em “Sincronização de Coorte”.


Nessa página, selecione o Coorte no qual deseja colocar os usuários, e em seguida qual o papel dos usuários a serem acrescentados. Após isso basta clicar em “Adicionar método”.


Agora você poderá ver sua Sincronização de Coorte na lista de métodos de inscrição:


Pronto! Agora os usuários que têm o papel selecionado estão dentro do Coorte. Isso facilitará sua organização e monitoramento de usuários.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Importação de questões múltipla escolha

O método de importação de questões que será apresentado a seguir é funcional apenas para questões de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta. O formato que utilizaremos é chamado Aiken, e as suas vantagens são a facilidade de uso e rapidez na criação de perguntas. Para começar, crie um arquivo .txt no bloco de notas ou seu editor preferido. A sintaxe utilizada requer que a pergunta seja escrita toda em uma única linha (quebra automática de linha não interfere). Também deve ser retirado o número da questão, se houver. Certo Errado No final da pergunta, passe para a próxima linha e insira as alternativas, uma por linha, antecedidas por A), B), C)... (todas maiúsculas) e com um espaço entre o parênteses e a alternativa. Após esse passo, em outra linha, digite "ANSWER:" e a alternativa correta. Não se esqueça que também há espaçamento entre os dois pontos e a letra da alternativa, como no exemplo abaixo: Após isso, salve num lugar de pr

Moodle 2.5 - Emblemas

Os emblemas são uma das adições do Moodle versão 2.5, e são utilizadas para premiar o usuário por completar uma meta, como uma atividade, por exemplo. Eles podem estar a nível de sistema (Emblemas do Site, relacionados à finalização de um conjunto de cursos), ou a nível de curso (Emblemas do Curso, relacionados à realização de atividades ou finalização do curso). Emblemas a nível de curso Emblemas a nível de sistema Para criar um emblema, clique em "Adicionar um novo emblema". Nesse passo a passo criaremos um emblema a nível de curso, mas o procedimento é o mesmo para emblemas a nível de sistema. Nessa página, preencha o formulário com as informações do emblema e uma imagem. Em seguida, clique em "Criar emblema". Agora você poderá ver as informações básicas do emblema, na lista de emblemas. No entanto, ele ainda não possui critérios de aquisição e logo não está visível para os usuários.Para adicionar um critério, clique no botão indicado a